Scroll Top

A Região

Uma das mais belas regiões de turismo de Portugal
Passando pela paisagem do cimo da Arrábida ou flutuando ao sabor da maré na marina de Setúbal, há sempre um convite para grandes momentos, tanto mais que a baía oferece uma multiplicidade de experiências: a cidade e a serra; o estuário do Sado e as praias atlânticas, os monumentos históricos e as delícias gastronómicas.

De um lado da serra o mar, do outro o sossego campestre de Azeitão.
Durante séculos, a região foi uma das prediletas da aristocracia portuguesa que deixou um vasto legado de edifícios e monumentos de significativa importância histórica, justificando por si só uma visita a Azeitão.

Mas as atrações prolificam em cada rua percorrida e a cada esquina contornada.
A gastronomia, o artesanato e as habitações floridas convidam a um passeio a pé. Venha conhecer um mar de encantos no outro lado da serra.

As praias de Setúbal de mãos-dadas com o Parque Natural da Arrábida são uma das fortes atrações que o concelho oferece a quem o visita.

Apadrinhadas pelo manto verde da serra da Arrábida, que empresta a sua sombra refrescante aos areais repletos de gente, Setúbal brinda os visitantes com praias para todos os gostos, onde pontifica a do Portinho da Arrábida, uma das Sete Maravilhas Naturais de Portugal.

Estuário do Sado

Com mais de 23.000 HA um bom ponto de partida para se começar a conhecer a Reserva Natural do Estuário do Sado é o Moinho de Maré da Mourisca, próximo do Faralhão. Esta é uma zona de sapal e salinas, o peso na Natureza faz-se sentir na paisagem e o moinho representa um testemunho secular de como o Homem adaptou as forças naturais em proveito próprio. Há empresas que desenvolvem várias atividades de lazer no estuário. A comunidade de roazes-corvineiro é um dos ex-líbris dessas ofertas turísticas, que propõem diferentes passeios no rio para observação daquela que é uma das poucas comunidades de golfinhos sedentárias no mundo. A observação da fauna e flora é outro dos pontos de maior interesse na área do Estuário, com a oportunidade de se avistar, consoante a época, pernas-longas, flamingos, águias-sapeiras ou cegonhas-brancas. A Reserva Natural do Estuário do Sado, onde se encontram várias Salinas como testemunho da importância que a indústria da extração do sal teve outrora na área, vale pela riqueza e variedade ecológica. A Reserva Natural do Estuário do Sado tem uma oferta variada, tanto pelo seu património natural como pelo seu património construído e tradições das suas gentes. A fauna é rica e diversificada. Sendo uma das zonas húmidas importantes do país, podem aqui ser observadas mais de 200 espécies diferentes de aves e, caso único no pais, uma colónia residente de roazes-corvineiro Tursiops truncatus.

O estuário é uma importante área de invernada para várias espécies de aves e de nidificação para outras, pelo que, durante quase todo o ano, é possível visitar a RNES e observar uma grande quantidade de espécies de aves.
Do património construído destacam-se os diversos portos palafitas, i.e. sobre estacas, as típicas cabanas de colmo na herdade do Pinheiro, na Comporta/Carrasqueira e em Casas Novas, os Montes, nas herdades do Zambujal e do Pinheiro e na Comporta, o moinho de maré na Mourisca e diversos vestígios civilizacionais romanos, muçulmanos e fenícios.

GuestCentric - Hotel website & booking technology
VeriSign Secured, McAfee Secure, W3C CSS compliant